Cookie Policy

This site uses cookies. When browsing the site, you are consenting its use. Learn more

I understood

CIBIO-INBIO CONSOLIDA PARCERIA COM ANGOLA NA INVESTIGAÇÃO EM BIODIVERSIDADE

CIBIO-INBIO CONSOLIDA PARCERIA COM ANGOLA NA INVESTIGAÇÃO EM BIODIVERSIDADE

O estado da arte e as oportunidades de colaboração para a conservação da Biodiversidade em Angola foram o ponto central da Conferência sobre Biodiversidade, que teve lugar no Memorial Dr. Agostinho Neto, em Luanda. Para reforçar as acções de colaboração, durante o evento foi assinado o Acordo de Cooperação no Domínio da Investigação em Biodiversidade, entre o CIBIO-InBIO e o Instituto Nacional de Biodiversidade e Áreas de Conservação de Angola, o qual visa o estabelecimento de cooperação académica e científica sob a chancela do Ministério do Ambiente de Angola.

 

Neste contexto, o CIBIO-InBIO, em colaboração com o Governo de Angola e a Fundação Kissana, co-organizou a sessão de lançamento do Livro Biodiversidade de Angola – Ciência e Conservação: Uma Síntese Moderna.

 

Nuno Ferrand, director do CIBIO-InBIO, considera que “o lançamento do livro e a assinatura do acordo de cooperação marcam mais um importante passo na colaboração científica entre os dois países e reforça o papel do CIBIO na investigação e conservação da Biodiversidade em Angola”.

 

O livro, que tem entre os editores Brian Huntley e Nuno Ferrand, CIBIO-InBIO, tem o prefácio assinado pelo Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, e o contributo de mais de 40 colaboradores de dez países sobre a imensa biodiversidade que se encontra em Angola e o que ainda existe por se investigar, apontando caminhos de trabalho em colaboração para o futuro.

 

Já o acordo de cooperação contempla, para além da investigação, uma série de acções em prol da biodiversidade. O acordo de cooperação irá proporcionar a permuta de informação técnica e científica, a realização de investigação conjunta para melhor gestão e uso dos recursos naturais e componentes da Biodiversidade, e ainda o apoio técnico-científico no estabelecimento de laboratórios especializados de biologia molecular, e na formação e capacitação no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento assinala as acções de colaboração no âmbito da Cátedra UNESCO Life on Land, concedida à Universidade do Porto e coordenada pelo CIBIO-InBIO. Reuniu um público de cerca de 100 pessoas composto por representantes de entidades académicas e da sociedade civil angolanas e portuguesas, e do governo de Angola, entre os quais a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, e o Secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel.

 

 

Imagens:

Imagem 1. Sessão de Abertura da Conferência, pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, e o Secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel | Créditos de imagem: Carlos Almeida Pereira

Imagem 2. Assinatura do Acordo de Cooperação entre o CIBIO-InBIO, representado por seu director Nuno Ferrand, e o INBAC, representado pelo seu director Aristófanes Pontes | Créditos de imagem: Carlos Almeida Pereira

 

2019-05-22
Share this: