Conferência Internacional TIBE- INVASÕES BIOLÓGICAS NO HORIZONTE
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL TIBE - INVASÕES BIOLÓGICAS NO HORIZONTE! DOS GENES AOS ECOSSISTEMAS E À SOCIEDADE - EM VILA DO CONDE
Entre 28 a 30 de novembro o BIOPOLIS/CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), em conjunto com a Universidade de Montpellier (França), organiza a conferência internacional "Invaders on the Horizon! Advancing Invasion Science from Genes to Ecosystems and Society". As conferências TiBE (Trends in Biodiversity and Evolution) são um evento anual organizado pelo BIOPOLIS/CIBIO com o objetivo de reunir investigadores e estudantes graduados e pós-graduados na área das ciências biológicas, favorecendo a formação avançada e o estabelecimento de colaborações científicas.
A edição deste ano do evento, a decorrer no Auditório Municipal de Vila do Conde, centra-se na Ciência das Invasões desde os genes, passando pelos ecossistemas e a ligação à sociedade. A importância desta temática é globalmente reconhecida e o evento decorrerá dois meses após o lançamento do Relatório IPBES focado na temática das espécies exóticas invasoras e respetivo controlo a nível global, contando com uma sessão dedicada ao relatório onde estarão presentes vários autores bem como uma das coordenadoras do relatório.
A conferência contará com 41 palestras e a apresentação de mais 35 comunicações científicas em póster.
Como refere Joana Vicente, uma das investigadoras do BIOPOLIS/CIBIO que integra a equipa de organização deste evento "as espécies exóticas invasoras são uma das principais causas diretas da perda de biodiversidade em todo o mundo. No entanto, a ameaça crescente que representam para a biodiversidade, os serviços dos ecossistemas, o desenvolvimento sustentável e o bem-estar humano, em geral, é subavaliada e mal compreendida pelos responsáveis políticos.”
Este evento conta com mais de 110 pessoas inscritas, das quais mais de um quarto são participantes de instituições de investigação estrangeira (19 instituições de 9 países diferentes). Outro conjunto importante de participantes são estudantes do BIOPOLIS, compondo quase um terço dos participantes.
Rita Bastos, outra das investigadoras do BIOPOLIS/CIBIO que organizou este evento comenta que "tivemos um número de participantes que superou bastante as nossas expectativas e que reflete a atualidade deste tema junto da comunidade científica”.
A reunião deste conjunto de investigadores e estudantes muito diverso contribui para a internacionalização da ciência portuguesa. A nível local, este evento terá um impacto importante na hotelaria, restauração e comércio locais, promovendo a cidade de Vila do Conde como destino de excelência para turismo e investigação científica.
A Associação BIOPOLIS, constituída em 2020, é uma associação científica e técnica com cerca de duas centenas de investigadores doutorados associados, e que tem como grande objetivo transformar o CIBIO numa superestrutura internacional que liga a investigação científica à sociedade civil e sector empresarial, dando resposta aos novos desafios globais.