Iniciativa Global Disponibiliza o Maior Banco de Dados de Mortalidade por atropelamento da Fauna Selvagem

Iniciativa internacional liderada por CIBIO-BIOPOLIS, compila dados globais sobre a mortalidade de fauna em estradas e mostra que mais de 100 espécies ameaçadas estão diretamente expostas ao risco de atropelamento.
O aumento da rede rodoviária a nível global tem um impacto profundo na biodiversidade, mas a real dimensão dos atropelamentos de animais permanece pouco quantificada. Um novo estudo, publicado na prestigiada revista Scientific Data fornece o mais abrangente conjunto de dados sobre atropelamentos de fauna selvagem a nível mundial.
O Impacto Oculto das Estradas na fauna selvagem
As estradas para além de fragmentar habitats naturais representam uma ameaça direta para inúmeras espécies através mortalidade por colisão com os veículos. O estudo agora publicado compilou mais de 200.000 registos de atropelamentos de fauna terrestre, abrangendo diversas regiões do globo e identificando mais de 2000 espécies de animais expostos à mortalidade por atropelamento. Entre as espécies ameaçadas mais frequentemente registadas encontram-se o tamanduá-bandeira, a salamandra-de-fogo e o coelho-bravo, todas enfrentando um risco acrescido pelas colisões com veículos.
Segundo Clara Grilo, investigadora do CIBIO-BIOPOLIS e líder desta iniciativa: "o conjunto de dados destaca 126 espécies ameaçadas expostas ao tráfego, levantando sérias preocupações sobre o seu estado de conservação que já é vulnerável. Muitas destas espécies apresentam densidades populacionais baixas, tornando-as particularmente sensíveis a uma mortalidade adicional.”
Ciência para a Conservação: Soluções para Reduzir o Impacto Rodoviário
Este banco de dados de acesso aberto representa um avanço significativo na conservação da vida selvagem e no desenvolvimento de infraestruturas de transporte ecologicamente sustentáveis. Ao fornecer registos detalhados da localização dos atropelamentos, resultantes de levantamentos realizados globalmente, pretende apoiar a investigação científica, orientar a formulação de políticas e mitigar os impactos ecológicos e socioeconómicos das colisões entre fauna e veículos.
Medidas como passagens superiores e inferiores para fauna, vedações ao longo de estradas e sistema de deteção dos animais e aviso dos condutores podem reduzir significativamente o número de atropelamentos. Os investigadores apelam a uma maior integração destas soluções em políticas públicas e projetos de infraestrutura rodoviária.
Próximos Passos: Expandir para Além das Estradas
Este conjunto de dados marca a primeira fase do projeto RISKY, que pretende desenvolver uma plataforma web abrangente sobre a mortalidade da fauna causada por infraestruturas de transporte e energia. A plataforma integrará dados globais de acesso aberto não só de estradas, mas também de caminhos-de-ferro, linhas elétricas e parques eólicos, assim como ferramentas de análise para apoiar a investigação e mapas de sensibilidade para orientar decisores no planeamento e estratégias de mitigação de infraestruturas.
O projeto RISKY (Wildlife Mortality from Energy and Transport Infrastructure), financiado pelo programa OSCARS (Open Science Clusters' Action for Research and Society) da Comissão Europeia, no quadro do programa Horizonte Europa para Investigação e Inovação, pretende, deste modo, contribuir com conhecimento para o desenvolvimento e expansão de infraestruturas de energia e transporte que respeitem e protejam a fauna selvagem.
Artigo original:
Grilo C., Neves et al. (2025). Global Roadkill Data: a dataset on terrestrial vertebrate mortality caused by collision with vehicles. Scientific Data.
DOI: 10.1038/s41597-024-04207-x