Uma Janela para a Eternidade

EDWARD O. WILSON, um dos mais notáveis cientistas do mundo, criador de duas disciplinas científicas - biogeografia de ilhas e sociobiologia – descreve no seu livro “A Window on Eternity”, de uma forma extraordinariamente bela e excitante, o recente renascimento da magnífica fauna do Parque Nacional da Gorongosa, após a sua destruição durante a devastadora guerra civil que arrasou Moçambique. Em 2015, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – CIBIO-InBIO Laboratório Associado torna este magnífico relato disponível aos leitores de língua Portuguesa.
Ao longo das páginas deste livro, preenchidas com os mais acessíveis e emocionantes textos e com os não menos inacreditáveis registos fotográficos de Piotr Naskrecki, somos convidados a descobrir a beleza sem paralelo do Parque da Gorongosa. Desde o cume da Serra, passando pelas suas impressionantes florestas, até ao vale do Rift, Edward O. Wilson conduz-nos através de uma inesperada e surpreendente viagem de descoberta dos mais fantásticos animais que povoam o Parque. Sempre com uma mensagem clara de apelo à preservação da natureza, quer ao nível deste território em particular, quer ao nível de tantos outros, cujo equilíbrio cada vez mais se sabe estar em risco, são apresentados relatos do contacto próximo e real com enormes colónias de térmitas, ameaçadoras aranhas que acabam por se revelar inofensivas, corajosos elefantes que sobreviveram ao massacre a que estiveram expostos os grandes animais do Parque, entre muitos outros.
A acção que se desenrola ao longo desta ode à biodiversidade e o carácter especial do seu autor são contextualizados num prefácio da autoria de Mia Couto. Adicionalmente, o impacto e mensagem da obra, traduzida para Português por Carla Morais Pires, prolongam-se e são reforçados através do documentário “O Guia” (“The Guide”), realizado por Jessica Yu, premiada com um Óscar da Academia, que está incluso no livro. Esta é, sem dúvida, uma obra de referência para biólogos, professores, naturalistas, e para todos os que se interessam pela natureza e pela diversidade da vida.
UMA JANELA PARA A ETERNIDADE será apresentado publicamente na Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto no dia 28 de Março de 2015, às 17h00, durante o Encontro Anual do Grupo de Amigos da Gorongosa.